quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Nótula sobre a origem de "comboio"

Comboio chegou-nos através do francês convoi, do verbo convoyer, por sua vez derivado do latim coloquial conviare, que significa ir pela via (pela estrada) com. As ferrovias, comummente designadas por linhas, são literalmente as estradas de ferro.
Embora à superfície (já) não pareça, comboio tem dentro o vocábulo latino via, que deixou larga herança nas línguas românicas, tendo sido "aproveitado" para elemento central de diversos neologismos que entretanto se criaram, à medida que os transportes se foram desenvolvendo, mas em muitos casos perdendo o elo semântico com o universo específico dos transportes. Lembremo-nos de substantivos como viagem, viaduto ou viabilidade, de adjectivos como viário, rodoviário, ferroviário, viável, inviável ou ínvio (como se diz de um caminho fora da via normal). No campo dos verbos, a criação lexical não é menos abundante: viajar, viandar, aviar, desviar, transviar, viabilizar, inviabilizar...
Curiosamente, no francês, acabou por se impor a vulgarização de train, também de origem latina, vocábulo gémeo do nosso trem, que os brasileiros preferiram a comboio.

Sem comentários: