sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ruy Belo(27/2/1933 - 8/8/1978) nasceu há 75 anos


SERÃO TRISTES AS OLIVEIRAS?

Aquela senhora que conheci no comboio olhando pela janela, disse-me a certa altura que a oliveira é uma árvore triste. Olhei também e estive quase a concordar. Agora felicito-me, porque não foi preciso. Lembro-me que a senhora ia vestida de preto. Talvez lhe tivesse morrido alguém. Às oliveiras daquele olival que passava lá fora é que não faltava nada: nem sol, nem uma leve brisa, nem um fruto grado, prometedor. E perguntei para mim, ao descer o comboio:
- Porque maltratamos as oliveiras?

Ruy Belo, Todos os poemas, Círculo de Leitores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Poema de Emily Dickinson (1830-1886)


CEMITÉRIO

Este pó foram damas, cavalheiros,
Rapazes e meninas;
Foi riso, foi espírito e suspiro,
Vestidos, tranças finas.
Este lugar foram jardins que abelhas
E flores alegraram.
Findo o verão, findava o seu destino...
E como estes, passaram.


Emily Dickinson (tradução de Manuel Bandeira)

Inícios auspiciosos (1)


Eu tinha vinte anos e não permitia que ninguém dissesse ser essa a mais bela idade da vida.
Tudo ameaça com a ruína um jovem: o amor, as ideias, a perda da família, o ingresso entre os grandes. É muito duro obter a sua parte no mundo.
Paul Nizan (1905-1940), Aden-Arábia

Ficha 13 - Correspondências verbais

(níveis recomendados: 9º e 10º anos)

Read this doc on Scribd: CORRESPONDÊNCIAS VERBAIS blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ficha 12 - Adjectivos com o sufixo -os(o) a partir de substantivos

(níveis recomendados: 6º, 7º e 8º anos)

Read this doc on Scribd: ADJECTIVOS FORMADOS COM O SUFIXO def

Tomai lá do O'Neill


A propósito da enormidade burocrática que é a proposta de avaliação dos professores, tropecei - e tropeçar é um verbo muito o'neilliano - em dois versos seus. Tomai lá do O'Neill... dois versos:

Quando o burocrata trabalha / é pior do que quando destrabalha.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ficha 11 - Justificação do emprego da vírgula

(níveis recomendados: 9º, 10º, 11º e 12º anos)

Read this doc on Scribd: PONTUAÇÃO jUSTIF

"Jules et Jim" (1962), de François Truffaut (1932-1984)


Da esquerda para a direita, os actores Henri Serre (1931), Oskar Werner (1922-1984) e Jeanne Moreau (1928).

Ficha 10 - Substituição de "verbos de suporte"

(níveis recomendados: 7º, 8º e 9º anos)

Read this doc on Scribd: SUBSTITUIÇÃO DE VERBOS DE SUPORTE

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Romy Schneider

Ficha 9 - O "que" e o emprego da vírgula

(Níveis recomendados: 10º, 11º e 12º anos)

Read this doc on Scribd: A VÍRGULA E O QUE

Ficha 8 - A conjunção "e" e o emprego da vírgula

(níveis recomendados: 10º, 11º e 12º anos)

Read this doc on Scribd: O E E A VIRGULA

Bom sinal

MAIS DE DOIS MIL PROFESSORES EM PROTESTOS ORGANIZADOS POR SMS E EMAIL

Mais de dois mil professores concentraram-se no Porto, Leiria e Caldas da Rainha, em protestos convocados por sms, correio electrónico e blogues, numa iniciativa à margem das estruturas sindicais destinada a contestar a actual política educativa do Governo. (Público, 24/2/08)

Ficha 7 - Recombinação de grafemas

(níveis recomendados: 9º e 10º anos)

Recombinando as letras das palavras apresentadas, forma outros vocábulos da Língua Portuguesa (podes incluir nomes próprios e palavras com acento gráfico ou til):

metro / alto / onda / gatos / amar
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________

_________ _________ _________ _________ _________

obras / ordem / casar / actor / vaso
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________

amor / salto / saco / vales / porta
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________
_________ _________ _________ _________ _________

Nota: nalguns casos poderás apontar mais palavras do que os espaços dados.

SOLUÇÕES


metro alto onda gatos amar
termo lota nado gasto arma
tremo tola ando gosta rama
morte lato dona togas aram
temor talo dano gotas Mara

obras ordem casar actor vaso
sobra morde sacar corta sova
broas rodem arcas tocar ovas
rabos medro rasca cotar voas
sabor dorme caras Crato avós

amor salto saco vales porta
oram solta ocas velas parto
mora tolas coas salve trapo
roam lotas asco levas tropa

Roma latos soca laves optar





sábado, 23 de fevereiro de 2008

A Torre de Babel, de Brueghel o Velho (1563)

Em toda a Terra havia somente uma língua e empregavam-se as mesmas palavras. Emigrando do Oriente, os homens encontraram uma planície na terra de Chinear e nela se fixaram. Disseram uns para os outros: "Vamos fazer tijolos, e cozamo-losao fogo." Utilizaram o tijolo em vez de pedra, e o betume serviu-lhes de argamassa. Depois disseram: "Vamos construir uma cidade e uma torre, cujo cimo atinja os céus. Assim, havemos de tornar-nos famosos para evitar que nos dispersemos por toda a superfície da Terra."
O Senhor, porém, desceu, a fim de ver a cidade e a torre que os homens estavam a edificar. E o Senhor disse: "Eles constituem apenas um povo e falam uma única língua. Se principiarem desta maneira, coisa nenhuma os impedirá, de futuro, de realizarem todos os seus projectos. Vamos, pois, descer e confundir de tal modo a linguagem deles que não consigam compreender-se une aos outros.
E o Senhor dispersou-os dali por toda a superfície da Terra, e suspenderam a construção da cidade. Por isso lhe foi dado o nome de Babel, visto ter sido lá que o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da Terra, e foi também ali que o Senhor os dispersou por toda a Terra (Nova Bíblia dos Capuchinhos)

Ficha 6 - Qual é o antónimo?

(níveis recomendados: 7º, 8º, 9º e 10º anos)

Tendo em atenção o contexto frásico, indica, entre parênteses, a palavra antónima da destacada:

1. As receitas (_______________) do estado continuam a aumentar.
2. Está um tempo óptimo (_______________) para passear pelo campo.
3. A Mariana costuma chegar sempre adiantada (_______________).
4. A presença (_______________) do público influenciou o resultado.
5. O nosso clube vai somar vitórias (_______________) na próxima época.
6. Não posso recusar (_______________) o convite que me fizeram.
7. O Afonso é uma pessoa muito complexa (_______________).
8. Ela está a tentar revelar (_______________) qualquer coisa.
9. Por causa do mau tempo, o desafio foi antecipado (_______________).
10. O minimercado está encerrado (_______________) à segunda-feira.
11. O resultado é bastante inferior (_______________) ao que se esperava.
12. Não gosto nada da comida salgada (_______________).
13. Nesta região, não há abundância (_______________) de água.
14. Não foi passada licença para data posterior (_______________) ao Natal.
15. A arguida declarou-se culpada (_______________).
16. Há diferenças (_______________) notórias entre estes dois filmes.
17. As atitudes cobardes (_______________) não me deixam indiferente.
18. O festival deu um lucro (_______________) de milhares de euros.
19. Hoje, o céu vai estar nublado (_______________) em todo o Algarve.
20. Com treinos em excesso, fortalecemos (_______________) os atletas.
21. Quanto à venda livre de medicamentos, sou radicalmente contra (___________).
22. A pequenez (_______________) dos homens avalia-se pelos seus actos.
23. Os peregrinos vêm sobretudo da zona setentrional (_______________) do país.
24. A explicação foi demasiado analítica (_______________) e o público acabou por não perceber.

25. O acidente provocou ferimentos graves (_______________) aos ocupantes das duas viaturas.

26. A condenação (_______________) dos arguidos depende dos depoimentos das testemunhas.


SOLUÇÕES*

1. As receitas (despesas) do estado continuam a aumentar.
2. Está um tempo óptimo (péssimo) para passear pelo campo.
3. A Mariana costuma chegar sempre adiantada (atrasada).
4. A presença (ausência) do público influenciou o resultado.
5. O nosso clube vai somar vitórias (derrotas) na próxima época.
6. Não posso recusar (aceitar) o convite que me fizeram.
7. O Afonso é uma pessoa muito complexa (simples).
8. Ela está a tentar revelar (esconder) qualquer coisa.
9. Por causa do mau tempo, o desafio foi antecipado (adiado).
10. O minimercado está encerrado (aberto) à segunda-feira.
11. O resultado é bastante inferior (superior) ao que se esperava.
12. Não gosto nada da comida salgada (insonsa).
13. Nesta região, não há abundância (escassez) de água.
14. Não foi passada licença para data posterior (anterior) ao Natal.
15. A arguida declarou-se culpada (inocente).
16. Há diferenças (semelhanças) notórias entre estes dois filmes.
17. As atitudes cobardes (corajosas) não me deixam indiferente.
18. O festival deu um lucro (prejuízo) de milhares de euros.
19. Hoje, o céu vai estar nublado (limpo) em todo o Algarve.
20. Com treinos em excesso, fortalecemos (enfraquecemos) os atletas.
21. Quanto à venda livre de medicamentos, sou radicalmente contra (a favor).
22. A pequenez (grandeza) dos homens avalia-se pelos seus actos.
23. Os peregrinos vêm sobretudo da zona setentrional (meridional) do país.
24. A explicação foi demasiado analítica (sintética) e o público acabou por não perceber.
25. O acidente provocou ferimentos graves (ligeiros) aos ocupantes das duas viaturas.
26. A condenação (absolvição) dos arguidos depende dos depoimentos das testemunhas
.

*Nalguns casos, os antónimos propostos poderão ter alternativas igualmente válidas.

Agora e na hora


Fidel vai abdicar em favor do irmão e, tudo indica, morrerá tranquilamente na sua cama. Acontece aos piores. Sair de cena, agora e nas condições em que o faz, já não o redime de nada, porque já nada o pode redimir. Com o fim da Guerra Fria, o homem foi-se tornando cada vez mais patético. As palavras revolução e socialismo definharam na sua boca, escancarando a mentira, a miséria, o pesadelo. Cuba transformou-se toda numa prisão de miseráveis mais ou menos resignados - todos os que não fugiram ou não puderam fugir.
O niilismo democrático em que vivemos - que não sei se ainda coincide com "o pior de todos os regimes a seguir a todos os outros" - só agradece o exemplo.




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ficha 5 - O verbo "haver" como verbo principal

(níveis recomendados: 7º, 8º, 9º e 10º anos)

O verbo haver só se conjuga em todas as pessoas quando é auxiliar de outro verbo (eu hei-de estudar, tu havias dito, nós havemos de ir, etc.). Quando é verbo principal, é impessoal, ou seja, apenas se conjuga na terceira pessoa do singular.
Substitui as formas do verbo existir pelo verbo haver nas frases seguintes:

1. Existem muitas praias excelentes em Portugal.
___________________________________________________
2. Na minha aldeia natal, existiam vários moinhos de vento.
___________________________________________________
3. Neste local, já existiram duas casas de habitação.
___________________________________________________
4. Daqui a uns anos, existirão menos escolas nesta região.
___________________________________________________
5. Oxalá não existam mais problemas na nossa viagem.
___________________________________________________
6. Quando existirem condições atmosféricas, retomaremos o trabalho.
___________________________________________________
7. Caso não existissem tantas dificuldades, ganharíamos o desafio.
___________________________________________________
8. Se o tempo estivesse bom, existiriam melhores condições para o desembarque.
___________________________________________________
9. Para existirem soluções alternativas, é preciso que todos se empenhem a procurá-las.
____________________________________________________
10. Dantes, não existiam muitos objectos sem os quais, hoje, não podemos passar.
____________________________________________________
11. Na nossa escola, não existem problemas disciplinares graves.
____________________________________________________
12. Sempre existiram conflitos entre os jovens e os mais velhos.
____________________________________________________

SOLUÇÕES

1. muitas praias excelentes em Portugal.
2. Na minha aldeia natal, havia vários moinhos de vento.
3. Neste local, já houve duas casas de habitação.
4. Daqui a uns anos, haverá menos escolas nesta região.
5. Oxalá não haja mais problemas na nossa viagem.
6. Quando houver condições atmosféricas, retomaremos o trabalho.
7. Caso não houvesse tantas dificuldades, ganharíamos o desafio.
8. Se o tempo estivesse bom, haveria melhores condições para o desembarque.
9. Para haver soluções alternativas, é preciso que todos se empenhem a procurá-las.
10. Dantes, não havia muitos objectos sem os quais, hoje, não podemos passar.
11. Na nossa escola, não problemas disciplinares graves.
12. Sempre houve conflitos entre os jovens e os mais velhos.

Ficha 4 - Reconstituição textual (1)

(níveis recomendados: 6º, 7º e 8º anos)

Reescreve a fábula “A Raposa e o Corvo”, que a seguir se transcreve em sequência desordenada, reconstituindo a ordem sequencial dos parágrafos (não esqueças de sinalizar o início de cada parágrafo com um espaço em branco):

O corvo não aguentou mais. E, para provar que tinha uma voz tão bonita como o seu aspecto, abriu o bico e soltou um grande grito.

Um corvo roubou um grande bocado de queijo que estava a secar à janela de uma vivenda e voou para o alto de uma árvore para o comer à vontade. Uma raposa que ia a passar viu o que ele tinha no bico e, cheia de apetite, começou a falar-lhe assim:

- Afinal, tens voz, corvo, mas não tens com certeza miolos – disse a raposa, enquanto se afastava com o queijo nos dentes.

- Que pena – continuou a raposa – que uma ave tão bela como tu não tenha voz. Ah, que se o teu canto fosse tão lindo como as tuas penas!...

O corvo mexeu-se muito e depois esticou-se no ramo da árvore, cheio de prazer, sacudindo as penas, procurando tomar um aspecto muito nobre.

E o queijo caiu, mesmo dentro da boca da raposa.

- Ó corvo, mas que lindas asas que tu tens! E que olhos tão espertos! O teu pescoço é mais elegante que o de um cisne e a tua cabeça tão majestosa como a da águia!...

SOLUÇÃO

Um corvo roubou um grande bocado de queijo que estava a secar à janela de uma vivenda e voou para o alto de uma árvore para o comer à vontade. Uma raposa que ia a passar viu o que ele tinha no bico e, cheia de apetite, começou a falar-lhe assim:
- Ó corvo, mas que lindas asas que tu tens! E que olhos tão espertos! O teu pescoço é mais elegante que o de um cisne e a tua cabeça tão majestosa como a da águia!...
O corvo mexeu-se muito e depois esticou-se no ramo da árvore, cheio de prazer, sacudindo as penas, procurando tomar um aspecto muito nobre.
- Que pena – continuou a raposa – que uma ave tão bela como tu não tenha voz. Ah, que se o teu canto fosse tão lindo como as tuas penas!...
O corvo não aguentou mais. E, para provar que tinha uma voz tão bonita como o seu aspecto, abriu o bico e soltou um grande grito.
E o queijo caiu, mesmo dentro da boca da raposa.
- Afinal, tens voz, corvo, mas não tens com certeza miolos – disse a raposa, enquanto se afastava com o queijo nos dentes.

Soneto do grande Fernando Assis Pacheco


As putas da avenida

Eu vi gelar as putas da Avenida
ao griso de Janeiro e tive pena
do que elas chamam em jargão a vida
com um requebro triste de açucena

vi-as às duas e às três falando
como se fala antes de entrar em cena
o gesto já compondo à voz do mando
do director fatal que lhes ordena

essa pose de flor recém-cortada
que para as mais batidas não é nada
senão fingirem lírios de Lorena

mas a todas o griso ia aturdindo
e eu que do trabalho vinha vindo
calçando as luvas senti tanta pena

(in: A Musa Irregular)

Desenho anatómico de Leonardo da Vinci

Le sacré-coeur

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ficha 3 - Qual a forma verbal adequada?

(Níveis recomendados: 8º, 9º e 10º anos)

Em cada par de formas verbais, assinala a forma verbal correcta no contexto frásico em que se insere.

1. Se tu treinasses / treinares mais, obterias melhores resultados.
2. Logo que o João regressar / regressará, reiniciaremos o trabalho.
3. O professor exige que pontuemos / pontuamos o texto com o máximo de rigor.
4. Vamos visitar o museu de arte antiga, apesar de apreciamos / apreciarmos mais a arte moderna.
5. Aconselharam-nos a não nos aventuremos / aventurarmos nesta zona do rio.
6. Dantes, não chovia / choveu tanto na Primavera.
7. O Vítor que não se iluda / ilude com esta vitória, porque o seu desempenho

continua fraco.
8. Se nós partirmos / partíssemos do Porto, a viagem será mais breve.
9. Vamos passear para o campo para os nossos filhos respirarem / respirem ar puro.
10. Vamos passear para o campo para que os nossos filhos respirem / respiram ar puro.
11. Caso fôssemos mais devagar, não conseguíramos / conseguiríamos chegar a tempo.
12. Nunca imaginamos / imaginámos que isto pudesse suceder.
13. Podemos melhorar o nosso desempenho nos treinos, desde que não

comamos / comemos demasiadas gorduras.
14. Não aparecem / apareçam tarde, por favor!
15. A mãe da Susana quis que fiquemos / ficássemos para jantar.
16. Para o país progredir, é necessário que rompamos / rompemos com velhos hábitos.
17. Apesar de ter ganho o jogo, a nossa equipa ainda perdia / perdeu por duas

bolas a zero a dez minutos do fim.
18. A Carla e a Inês reagiram / reagirão sem consciência de que me estavam a magoar.
19. Os pais só desejam que os filhos crescem / cresçam felizes.
20. Quando eles te procuraram, já tu desistiras / desististe do projecto.

SOLUÇÕES

1. Se tu treinasses / treinares mais, obterias melhores resultados.
2. Logo que o João regressar / regressará, reiniciaremos o trabalho.
3. O professor exige que pontuemos / pontuamos o texto com o máximo de rigor.
4. Vamos visitar o museu de arte antiga, apesar de apreciamos / apreciarmos

mais a arte moderna.
5. Aconselharam-nos a não nos aventuremos / aventurarmos nesta zona do rio.
6. Dantes, não chovia / choveu tanto na Primavera.
7. O Vítor que não se iluda / ilude com esta vitória, porque o seu desempenho

continua fraco.
8. Se nós partirmos / partíssemos do Porto, a viagem será mais breve.
9. Vamos passear para o campo para os nossos filhos respirarem / respirem ar puro.
10. Vamos passear para o campo para que os nossos filhos respirem / respiram ar puro.
11. Caso fôssemos mais devagar, não conseguíramos / conseguiríamos chegar a tempo.
12. Nunca imaginamos / imaginámos que isto pudesse suceder.
13. Podemos melhorar o nosso desempenho nos treinos, desde que não

comamos / comemos demasiadas gorduras.
14. Não aparecem / apareçam tarde, por favor!
15. A mãe da Susana quis que fiquemos / ficássemos para jantar.
16. Para o país progredir, é necessário que rompamos / rompemos com velhos hábitos.
17. Apesar de ter ganho o jogo, a nossa equipa ainda perdia / perdeu por duas

bolas a zero a dez do fim.
18. A Carla e a Inês reagiram / reagirão sem consciência de que me estavam a magoar.
19. Os pais só desejam que os filhos crescem / cresçam felizes.
20. Quando eles te procuraram, já tu desistiras / desististe do projecto.

Ficha 2 - Provérbios

(Ficha para de Língua Portuguesa para Estudo Acompanhado; níveis recomendados: 7º, 8º e 9º anos)

Caso necessites, consulta um dicionário de provérbios e completa os seguintes provérbios, explicitando oralmente o significado de cada um:

Þ Casa onde não há __________, todos ralham e ninguém tem razão
Þ De pequenino se torce o _____________.
Þ Mais vale um pássaro na mão do que dois a _____________.
Þ Água mole em pedra dura tanto dá até que ____________.
Þ Com papas e bolos se enganam os _____________.
Þ Quanto maior é a nau, maior é a _____________.
Þ No melhor pano cai a ______________.
Þ A galinha da _____________ é sempre melhor do que a minha.
Þ Mais vale prevenir do que _____________.
Þ A cavalo dado não se olha o ____________.
Þ Águas passadas não movem ______________.
Þ Cada cabeça, sua ______________.
Þ Até ao lavar dos cestos é ______________.
Þ Casa arrombada, trancas à ______________.
Þ Bago a bago enche a galinha o _____________.
Þ Quem canta seus males ______________.
Þ Ralham as __________________, descobrem-se as __________________.
Þ Diz-me com quem ______________, dir-te-ei quem és.
Þ Dá Deus nozes a quem não tem _____________.
Þ Quem tem boca vai a ______________.
Þ Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz ________________.
Þ Quem semeia ventos colhe _________________.
Þ Santos da casa não fazem _________________.
Þ Roma e Pavia não se fizeram num _______________.
Þ Em tempo de _________________ não se limpam __________________.

SOLUÇÕES

Þ Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão
Þ De pequenino se torce o pepino.
Þ Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
Þ Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.
Þ Com papas e bolos se enganam os tolos.
Þ Quanto maior é a nau, maior é a tormenta.
Þ No melhor pano cai a nódoa.
Þ A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha.
Þ Mais vale prevenir do que remediar.
Þ A cavalo dado não se olha o dente.
Þ Águas passadas não movem moinhos.
Þ Cada cabeça, sua sentença.
Þ Até ao lavar dos cestos é vindima.
Þ Casa arrombada, trancas à porta.
Þ Bago a bago enche a galinha o papo.
Þ Quem canta seus males espanta.
Þ Ralham as comadres, descobrem-se as verdades.
Þ Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.
Þ Dá Deus nozes a quem não tem dentes.
Þ Quem tem boca vai a Roma.
Þ Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer.
Þ Quem semeia ventos colhe tempestades.
Þ Santos da casa não fazem milagres.
Þ Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Þ Em tempo de guerra não se limpam armas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ficha 1 - Das sílabas às palavras

(ficha de Língua Portuguesa para Estudo Acompanhado; níveis recomendados: 6º, 7º e 8º anos)

Forma palavras, ordenando correctamente as sílabas:

dor pu com ta - ___________________
ce sin ra - ____________________
nha ca ri dei - ____________________
ni pal mu ci - ____________________
li po ci to a men - ____________________
da tal men fun - ____________________
men lo te co gi ca psi - ____________________
ter ção ven in - ____________________
de u si da ni ver - ____________________
sí com en vel pre - ____________________
té mo cen si - ____________________
ro ei can de - ____________________
fi gra fo as to - ____________________
ma i ção gi na - ____________________
bi zar pon res sa li - ____________________
co la es de da ri - ____________________
cen vo in ti - ____________________
ta as si fan - ____________________
to men a pa cam - ____________________
a men ten di to - ____________________
per des dor ta - ____________________
to ção ri au za - ____________________
re la mos men ta - ____________________

SOLUÇÕES

dor pu com ta - computador
ce sin ra - sincera
nha ca ri dei - cadeirinha
ni pal mu ci - municipal
li po ci to a men - policiamento
da tal men fun - fundamental
men lo te co gi ca psi - psicologicamente
ter ção ven in - intervenção
de u si da ni ver - universidade
sí com en vel pre - compreensível
té mo cen si - centésimo
ro ei can de - candeeiro
fi gra fo as to - fotografias
ma i ção gi na - imaginação
bi zar pon res sa li - responsabilizar
co la es de da ri - escolaridade
cen vo in ti - incentivo
ta as si fan - fantasias
to men a pa cam - acampamento
a men ten di to - atendimento
per des dor ta - despertador
to ção ri au za - autorização
re la mos men ta - lamentaremos

Um Bonnard



A educação, segundo Annah Arendt

A educação é o ponto em que se decide se se ama suficientemente o mundo para assumir responsabilidade por ele e, mais ainda, para o salvar da ruína que seria inevitável sem a renovação, sem a chegada dos novos e dos jovens.
A educação é também o lugar em que se decide se se amam suficientemente as nossas crianças para não as expulsar do nosso mundo, deixando-as entregues a si próprias.

Nótula sobre a origem de "comboio"

Comboio chegou-nos através do francês convoi, do verbo convoyer, por sua vez derivado do latim coloquial conviare, que significa ir pela via (pela estrada) com. As ferrovias, comummente designadas por linhas, são literalmente as estradas de ferro.
Embora à superfície (já) não pareça, comboio tem dentro o vocábulo latino via, que deixou larga herança nas línguas românicas, tendo sido "aproveitado" para elemento central de diversos neologismos que entretanto se criaram, à medida que os transportes se foram desenvolvendo, mas em muitos casos perdendo o elo semântico com o universo específico dos transportes. Lembremo-nos de substantivos como viagem, viaduto ou viabilidade, de adjectivos como viário, rodoviário, ferroviário, viável, inviável ou ínvio (como se diz de um caminho fora da via normal). No campo dos verbos, a criação lexical não é menos abundante: viajar, viandar, aviar, desviar, transviar, viabilizar, inviabilizar...
Curiosamente, no francês, acabou por se impor a vulgarização de train, também de origem latina, vocábulo gémeo do nosso trem, que os brasileiros preferiram a comboio.

Questão Essencial

Como ter escolas disciplinadas e disciplinadoras, em que a função de transmissão/aquisição de saberes e valores seja efectivamente cumprida com utilidade e proveito, sem que os alunos sejam “formatados” segundo um modelo único e totalitário, que cerceie a liberdade de cada um crescer ao encontro daquilo que é ou deseja ser?

Um breve poema de Adília Lopes, com a devida vénia


O Inferno
são os outros
mas o céu
também


(in Caderno, & etc, 2007)